(48) 99664-2516
(48) 99635.1535

Home » Medicamentos

Medicamentos

Você sabe qual a diferença entre um medicamento de referência e um genérico?

A dor é uma sensação desagradável e que faz parte da vida de todos os indivíduos em algum momento da vida. E a intensidade desta dor é inerente a cada um, já que se trata de uma resposta central aos impulsos nervosos liberados a partir de um estímulo local. Desta forma, a escolha do medicamento ideal depende de diversos fatores, sendo que não há uma regra específica referente à dor. E o melhor lugar para procurar uma solução para este incômodo, é uma farmácia.

Mas cuidado, não compre produtos, compre medicamentos! Um produto somente passa a ser medicamento quando recebe a orientação correta. E a melhor pessoa para conversar sobre os medicamentos disponíveis no mercado, ações no organismo e economia na hora da compra, é um farmacêutico disponível em nosso estabelecimento ou um de nossos colaboradores, já que somente a prescrição médica não garante a automedicação. Afinal, você sabia que a Organização Mundial da Saúde estimou que 50% da população de usuários de medicamentos utilizam estes de forma indevida?

E você sabe qual a diferença de um medicamento de referência e um genérico? Você tem ideia do quanto economiza ao solicitar a compra de genérico?

Os medicamentos de referências ou também conhecidos como medicamentos de marca, são aqueles inovadores, registrados pela ANVISA. Enquanto os medicamentos genéricos possuem o mesmo princípio ativo, na mesma dose, administrado pela mesma via, sendo que possuem a mesma segurança dos medicamentos de referência.

Portanto, quando um genérico é lançado no mercado, os testes laboratoriais garantem a eficácia dele, tanto em relação à dose quanto em relação à biodisponibilidade, referente à velocidade de absorção do princípio ativo. Estes testes garantem a possibilidade de troca do medicamento de referência pelo genérico, ocasionando economia para o consumidor, com a mesma efetividade que aquele medicamento de marca. E você sabe o porquê desta economia?

Para esclarecer, as empresas que fabricam os medicamentos genéricos não precisam investir em pesquisas ou marketing do produto, já que a formulação já está definida. Assim, o mercado de genéricos aumentou a acessibilidade dos medicamentos para o público consumidor em geral.